domingo, 4 de outubro de 2009

Samanta

Ideias surgem a todo instante. Surgiu-me num colóquio entre amigos ontem à tarde. Qual? da amizade: a nossa com nossos animais.
Tenho um cachorra (cadela, como preferirem chamar) dálmata, a Samanta - nome escolhido pela minha mãe -, é uma amiga muito doce, companheira. Aprecia muito as brincadeiras, principalmente, jogar bola. Gosta de caçar rolinhas e pombas pelo quintal de casa, às vezes, para infelicidade das aves, consegue atacar e, por fim, matá-las, apenas pelo prazer, ou instinto. Assim também o faz com ratos, quando estes invadem o quintal, além das visitantes indiscretas, as baratas. Seu esporte favorito é o de brincar com as baratas, dá umas patadinhas até que elas ficam tontas e morrem.
Talvez, não entendam o motivo da ideia, eu, porém, explico. Além do colóquio, ao final da tarde, li Clarice: A mulher que matou os peixes, e nunca escrevi nada sobre minha mais fiel amiga. Samanta é muito devotada à sua dona (eu) e à minha família. Sempre nos recebe com um sorriso na cara, pois creiam, ela sorri; às vezes, um sorriso safado, porque calha de fuçar o lixo e sente culpa pelo crime e logo, entrega-se, porque sua consciência pesou...
A ideia surgiu-me para homenageá-la, para demonstrar meu amor por ela. Desde minha infância, sonhava em ter uma dálmata. E aos dezenove anos comprei-a pelo telefone. Chegou-me linda: laço vermelho no pescoço, contavam-lhe quarenta e cinco dias de vida exatamente. Quando a escolhi pedi que fosse alegre e sorridente (na alma) e quando cresceu, descobrimos que Samanta ria por gratidão, por amor, pela amizade devotada a nós (sua família), pelas suas safadezinhas cotidianas e por ser, simplesmente, feliz.
Mesmo que não saiba ler como nós, lerá (e lê) nas nossas atitudes e carinhos essa alegria que sentimos por tê-la aqui sempre ao nosso lado. A esperar-nos, às vezes, tarde da noite no portão, pois não consegue dormir até que todos cheguemos para que seu descanso e proteção sejam completos.
Obrigada Semy, Sasa.

Um comentário:

J.F.AGUIAR disse...

Juliana continue amando sua Samanta. O Amor
faz bem aos homens e aos animais. Ame sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...