quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Pai: Doador da vida

“Escrevo a vocês, filhinhos, porque conhecem o Pai. Escrevo a vocês, pais, porque conhecem aquele que existiu desde a criação do mundo. Escrevo a vocês, jovens, porque são fortes. A mensagem de Deus vive em vocês, e vocês já venceram o Maligno.” I Jo 2:14

Vasculhando o arquivo “morto” de minhas memórias, lembrei-me de uma de minhas aulas de filologia (da faculdade), na qual o professor esmiuçava o significado, a etimologia da palavra: pai – pater, a qual no latim designa aquele o qual é o chefe da família, que “manda” na esposa, nos filhos, por isso tem um aspecto mais social (patriarcal). Portanto, este é apenas aquele que provê o sustento, o que canta de “galo”. Assim como mãe – mater – significa aquela que cuida da casa e dos filhos, também obtemos aqui um aspecto social (matriarcal). Representa, pois uma hierarquia. Há, porém, na nossa língua mãe (o latim), um vocábulo mais próprio do qual deriva o verdadeiro significado que atribuímos hoje ao pai: genitor, ou seja, designa aquele que gera o filho. Subentendemos, portanto, que quem gera um filho o ama.
Temos um Pai o qual soprou vida (Gn 2:7) em nós e por nós deu seu filho Unigênito para salvação (Jo 3:16). Há prova de amor maior?
Jesus teve um pai adotivo que o amou, educou; esteve presente em sua vida. Não se sabe ao certo até quando. Na narrativa dos Evangelhos, encontramos alguns aspectos da integridade de José: era um homem direito (Mt 1:19), obediente (Mt 1:24; 2:14), possuía uma ascendência real (Lc 1:27), ensinou Jesus os costumes e as leis judaicas (Lc 4:22). Não era uma tarefa, certamente, fácil a de educar o Filho de Deus; contudo, José a executou e é um modelo adequado para os pais, como Maria é mãe modelo para as mães.
Ser pai é mais que prover sustento, mais que castigar. Ser pai é amar, é entregar-se ao árduo trabalho de educar, ensinar, disciplinar, orientar, dialogar... ser presente!
Ser pai é também ser criança, ser jovem, ser homem, ser mulher para adequar-se as dificuldades dos filhos, para entendê-los, uma forma de amar.
Ser pai é, antes de tudo, viver para, com e pelo outro.
Ser pai é ser como José, como Abraão, como Jacó, como Deus, o Pai.
Parabéns aos pais que exerceram seu ministério, que amaram (e amam) seus filhos; aos que não são apenas chefes de família, mas dão a vida todos os dias por eles.

Um comentário:

J.F.AGUIAR disse...

Ju,seu texto me fez pensar:
Senhor
me ensine a ser um pai melhor a cada dia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...