terça-feira, 5 de outubro de 2010

Carta à Reflexão (sujeito incógnito)

"Tudo o que Deus faz tem um objetivo. Deus não faz nada que não tenha um propósito. A fé é a base da salvação. Quem tem fé tem esperança, pois a esperança é a demonstração de nossa fé. E quem tem fé e tem esperança vai praticar a caridade, pois sem caridade nada somos. E só pratica a caridade quem tem Jesus como exemplo. E a fé sem obras é morta. Tiago 2: 17-18 Sem caridade não podemos ser salvos. E só os humildes podem cumprir a lei de Cristo. Pois se a lei não for útil então Deus errou e os ensinamentos de Cristo são vãos. Dizer que a lei não é importante é defender a irresponsabilidade. E a casa de Deus é uma casa de ordem. E onde há ordem a lei." Comentário anônimo a postagem anterior no blog - Milagre em São Domingues - em 03/10/2010
Meu amigo em Cristo, Bom dia!
Quando postei meu comentário em seu blog, minha intenção não foi atacá-lo, longe de mim, a Bíblia nos ensina a ter amizade cristã, a amar as pessoas, a orar por elas, a admoestar. Talvez, meu amigo, você é quem não tenha entendido minha intenção...
Minha posição é a de uma cristã salva pelo sangue de Cristo, é nisso que se baseia a minha fé, não em meu próprio esforço, buscar a Cristo sem que nos chame... Todas as epistolas apontam categoricamente para a salvação baseada na fé e na graça de Deus, tudo vem dEle para que ninguém se glorie. Paulo diz que se tiver que se gloriar de algo que seja da cruz de Cristo. Sou protestante e reformada e a visão que Lutero e Calvino têm das Escrituras, assim como Santo Agostinho são, para mim, coerentes e adequadas...
Desculpe-me se o feri com minhas palavras! Mas não posso me omitir quando o Senhor, por sua revelação da Bíblia, diz que temos de instruir uns aos outros em amor. Talvez, tenha sido você, não sei... quem deixou um outro comentário em meu blog a falar sobre a caridade, ou estou errada? Se estiver desculpe-me mais uma vez. Devo, contudo, dizer que concordo em partes com você; veja: caridade (caris, no grego, é traduzido por João Ferreira, por amor) é um fruto do Espírito Santo conforme a epístola aos Gálatas 5:22-23, e, portanto, é impossível ao homem amar por ele mesmo, sem a ajuda de Deus, o homem não faz nada de bom. Na epístola aos Hebreus, o autor, enfatiza que a lei existiu até que viesse a fé, por isso instituiu um novo dia, outro sacerdócio, uma nova aliança. Dizer que a lei ainda vale no sentido de observá-la por esforço próprio é estar sob a sua maldição. Para mim, os versos 16 e 17 do primeiro capítulo de Romanos são o teor da nossa vida, conforme é dito também em Habacuque: “o justo viverá por fé” ou ainda, na NTLH, “Pois o Evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus”. O texto que transcrevi em meu comentário (Romanos 3) diz exatamente, como toda a carta aos Romanos, que Deus quis se reconciliar com a humanidade em Cristo. O aio, o pedagogo dos judeus era a lei, Deus deu a sua lei para mostrar que é impossível a qualquer homem agradá-lo. Se um dia interessar leia: “A Cruz de Cristo” de John Stott.
Seria leviano de minha parte dizer que a fé existe sem obras, pois ela frutifica, fazemos tudo por obra do Espírito de Deus. Não temos mérito algum em nada de bom!
Concordo que sem o amor não podemos ser salvos, mas sem o amor de Deus é esse o único amor que pode nos salvar e já salvou a todos que Ele chamou conforme seu plano.
A lei depois de Cristo foi escrita nos nossos corações, não a observamos, mas a cumprimos de outra forma... porque Cristo cumpriu a lei, resumiu a lei no amor: ame a Deus e a teu próximo como a ti mesmo e quem ama é incapaz de fazer qualquer ato que prejudique nosso próximo. E quem é o nosso próximo?
Jesus Cristo, sendo Deus, fez-se carne para salvar a humanidade, para reconciliá-lo com Deus, o Pai, e somos filhos de Abraão, por vivermos pela fé! E Cristo, sendo homem, sabia que era impossível a qualquer homem servir a Deus, por isso enviou Seu Espírito, “Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto e, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” Romanos 12:2. Leia Romanos 13: 8-10 e Gálatas 2:15 a 3. “Pois Cristo, tornando-se maldição por nós, nos livrou da maldição imposta pela lei.” Gálatas 3:13a
“Então, por que é que foi dada a lei? Ela foi dada para mostrar as coisas que são contra a vontade de Deus. A lei devia durar até que viesse o descendente de Abraão, pois a promessa foi feita a esse descendente. A lei foi entregue por anjos, e um homem serviu de intermediário. (...) Porque, se tivesse sido dada um lei que pudesse dar vida às pessoas, então elas seriam aceitas por Deus por obedecerem a ela.” Gálatas 3:19-21
Meu amigo, obrigada por me mostrar essas coisas, por me ajudar a ter mais convicção da graça de Deus em minha vida, na vida das pessoas que Ele chamou.
Desejo que o Espírito Santo abra sua mente e o ajude. Orarei por você. Desejo saber seu nome: por que reflexão? Por favor identifique-se!

Deus o abençoe em Cristo,
Juliana de Araujo

Ps. Para entender minha posição leia as postagens no blog a seguir:
http://ponderarerefletir.blogspot.com/

Um comentário:

J.F.AGUIAR disse...

Ju, você foi coerente em todo o seu
argumento,as referências bíblicas
Só não enxerga quem não quer
enxergar, Jesus e sua Graça,
Somos salvos pela graça, não pelos
nossos méritos. parabéns! incontestável foram a suas palavras
baseadas na palavra de Deus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...